Todos os Verões ⛱️ é a mesma coisa: onde encontrar as melhores esplanadas para uma jantarada ao ar livre, para uma petiscada ou nem que seja para comer um gelado com os amigos ao final do dia.

Este ano a Veond está aqui para ajudar e com a participação e votação de todos conseguimos garimpar os melhores tesouros da comida veggie (ao ar livre) em Portugal. Corremos o país de Norte a Sul para que nunca mais tenha que fazer exaustivas pesquisas na internet 😉

Com o calor que ainda se faz sentir nada melhor do que aproveitar o descanso e a segurança que um espaço ao ar livre pode oferecer e por isso começamos esta semana por apresentar as melhores esplanadas, terraços e rooftops veggie do país. Nestas esplanadas, vai garantidamente encontrar os melhores petiscos aliados a um momento de descontração com os amigos após um dia de trabalho ou até mesmo depois de um dia mais “slow” passado na praia com a família.


Observação: o nosso objectivo é fornecer as informações mais actualizadas possíveis, contudo devido à incerteza desta época é difícil saber se os negócios estão realmente abertos nos horários apresentados. Para quaisquer outros detalhes relativos a normas de segurança ou horários, aconselhamos que verifique directamente com os locais ou faça reservas antes da sua visita.

1. Organi Chiado, Lisboa


Em pleno coração da baixa de Lisboa, no Chiado, este restaurante ganha o título da melhor esplanada, e poderíamos até dizer, que está também bem posicionado na corrida aos melhores petiscos. A esplanada nas escadinhas da Calçada Nova de São Francisco é convidativa a petiscos e uma sangria fresca. Na parte tardoz do restaurante, contamos ainda com uma segunda área de refeições ao ar livre onde pode desfrutar de uma refeição mais intimista mas não menos deliciosa. Sugerimos a tábua de pátes e “queijos” curados acompanhados com o melhor pãozinho feito em casa.

Calçada Nova de São Francisco n ° 2 Chiado, Lisboa

Segunda a Sábado – 12:30 – 15:30 e 19:00 – 22:00

2. Aloha, Sesimbra


Neste restaurante 100% vegetariano é impossível ficar indiferente quer à vista quer ao menu completo e variado. Situado em Sesimbra, mesmo em frente ao mar, a dificuldade será mesmo escolher o que comer. Sugerimos o mega brunch composto por tostas, croissants, tofu mexido, iogurtes, granola, panquecas, bolos, sumos e cafés.

Av. 25 de Abril 9P, 2970-640, Sesimbra

Domingo a Quinta - 09:00 to 19:00 e Sexta e Sábado - 09:00 to 22:00

3. Kailua, Fonte da telha


Apesar de não ser um restaurante estritamente vegetariano, merece sem dúvida o terceiro lugar nesta “competição” das melhores esplanadas com opções vegetarianas. Não há muitos restaurantes de praia com tantas opções vegetais no menu. De modo geral, costumamos encontrar os típicos petiscos portugueses (caracóis, saladas de polvo, etc.) e o Kailua aposta num menu para todos os gostos: opções saudáveis, frescas, leves de qualidade e onde não precisamos de sair da beira mar para encontrar algo sem ingredientes de origem animal. Sugerimos o Húmus de Beterraba e a Bowl de Honaunau.

Av. Vasco da Gama, Praia Lareira, Fonte da Telha, 2825-486, Costa da Caparica

Segunda a Domingo – 10:00 - 21:00

4. The Food Temple, Lisboa


Localizado num dos bairros mais pitorescos da cidade de Lisboa, a Mouraria, este restaurante oferece uma castiça e descontraída área para refeições ao ar livre nas escadinhas do Beco do Jasmim. E se gosta de bebidas e petiscos antes do jantar, aproveite a “happy hour” Food Temple entre as 18:30 e 19:30 – recomendamos a focaccia com uma fresquinha cerveja artesanal.

Beco do Jasmim 18, 1100-289 Lisboa

Quarta a Domingo - 18.30 - 22:30

5. Manna – Food & Yoga, Porto


Autêntico refúgio em pleno coração da baixa do Porto. No MANNA encontrará uma combinação entre yoga, meditação e um excelente pequeno-almoço ou lanche para degustar sem pressas. Sente-se na esplanada soalheira e prove a deliciosa Tosta Salgada feita com o pão caseiro de fermentação lenta, húmus do dia, legumes da época, trigo sarraceno tostado e molho za'atar ou ainda a Tarte Fria de Chocolate e Avelã. Ou então aproveite a oferta de 20% no Brunch para dois disponível na Veond app.

Rua da Conceição 60, 4050-213 Porto

Segunda a Sábado - 10:00 - 18:30

6. PSI Vegetariano, Lisboa


Um dos mais antigos restaurantes vegetarianos de Lisboa que sem dúvidas dispensa apresentações. Mais do que um restaurante o PSI possui um dos mais agradáveis e surpreendentes jardins. Desde pratos típicos do Médio Oriente, a petiscos Italianos e massas Asiáticas e delicias do Mexico, o PSI oferece uma viagem a outras terras com os seus sabores intensos e sempre bem apurados. Como entrada, recomendamos o delicioso Ceviche de Manga e como prato principal os Tacos de Jaca com Pico de Gallo de Ananás.

Alameda St António Capuchos, 1150-314 Lisbon

Segunda a Sábado - 12:30 - 15:30 e 19:30 - 22:30

7. Jardim dos sentidos, Lisboa


Se procura uma “experiência” no verdadeiro sentido da palavra, este é o sítio ideal: aconselhamos que se façam sempre reservas e a sugestão é mesmo levar a cara metade ou o grupo de amigos do yoga a degustar variadas iguarias na tenda ao ar livre num cenário verdadeiramente zen.

R. da Mãe de Água 3, 1250-154 Lisboa

Terça a Sábado – 12:00 - 15:00 e 19:00 - 22:30

8. Cor de tangerina, Guimarães


Em pleno centro histórico, no topo da colina sagrada, e com vista para o Castelo de Guimarães e Paços dos Duques de Bragança, o Cor de Tangerina é um verdadeiro oásis de natureza e sabores. Com uma convidativa e espaçosa esplanada no meio de um jardim, recheado de plantas aromáticas e árvores de fruto, é o local ideal para quem tem crianças e quer aproveitar o melhor da comida vegetariana. Os menus variam diariamente e são sempre feitos com o melhor da produção local e sazonal.

Largo Martins Sarmento 89, 4800-432 Guimarães

Terça a Sexta: 12:00 - 14:30 e 19:30 - 22:00

Sábado: 12:00 - 15:00 e 19:30 - 22:00

9. Raízes, Quarteira


O Raízes é um restaurante vegan, situado em Quarteira bem junto à praia, onde pode desfrutar de refeições saudáveis enquanto relaxa ao pé do mar. Sugerimos que comece a refeição com uma tábua de queijos de frutos secos, uvas, azeitonas e pão acompanhado de um belo copo de Cabriz.

Rua do Leste, Edf. Anglo-atlântico, Bloco C, Loja 23B, Quarteira

Segunda a Sábado: 12:00 - 22:00

10. Café Galeria House of wonders, Cascais


Aqui a fusão de culturas e sabores cria um conceito inspirador que dá forma a um espaço ecléctico, de ambiente muito pitoresco. A cozinha resulta de um encontro entre os paladares do Médio Oriente e do Mediterrâneo. Café, galeria, restaurante e rooftop – tudo num sítio só. Este restaurante dispõe de quatro andares e um rooftop com vista para a Baía de Cascais e ainda uma alegre e colorida esplanada no piso 1. No House of Wonders, é proposto um menu ao estilo buffet onde pode escolher um pouco de cada prato a acompanhar com o sumo ou batido do dia.

Largo da Misericórdia 53, Cascais

Segunda a Domingo: 09:00 - 23:00

11. Scoop n’ dough, Lisboa


Gelados caseiros 100% vegan em pleno coração da baixa de Lisboa? Parece a proposta ideal para um fim de tarde de Verão. Na Scoop n’ dough terá à sua espera 12 sabores irresistíveis. Sugerimos o cone de Coco e Manga. E como se isto não bastasse para um lanche ao ar livre na simpática esplanada mesmo ao lado do Coliseu em Lisboa, pode ainda provar gulosos donuts artesanais.

R. das Portas de Santo Antão 78, 1150-269 Lisbon

Quarta a Domingo – 11:00 to 19:30


Caso queira votar nas outras categorias desta sondagem - melhores petiscos, melhor brunch, melhor pastelaria, etc.- pode ainda fazê-lo através deste link: sondagem Veond app "Veggie Restaurant's Best of". 

A Veond e toda esta comunidade agradecem 🙏