As novas gerações estão caminhando para uma nova mensagem na hora de comprar: consumir melhor e de forma mais responsável. Não é apenas uma questão que afeta o bolso dos jovens, mas a indústria da moda rápida, dos alimentos em embalagens descartáveis, produtos de higiene poluentes, só para dar alguns exemplos. As marcas precisam de rever objetivos e propósitos para não perderem mercado e se adaptarem às mudanças.
Os consumidores querem, cada vez mais, sabem o que estão comprando nos mínimos detalhes - uma geração que está lendo todas as letras pequenas do rótulo e querem saber ainda mais. A preferência agora é dada para produtos honestos e com clareza na sua comunicação: ingredientes, como a matéria prima é comprada ou produzida, como os trabalhadores são tratados, quais as políticas com os resíduos produzidos etc... A nossa geração está reavaliando os hábitos de consumo, pois já temos informações o suficiente para concluir que o materialismo e o consumismo excessivo está fadado a nos destruir se não for questionado e modificado.
De acordo com a Greenme: "Essa mudança cultural pode ser vista nas recentes conferências sobre o clima, na ONU. Os jovens que lá palestraram mostraram que sua geração está na contramão da sociedade de consumo que a precede. Eles se colocaram contra uma pseudofelicidade que tenta se sustentar na competição no mercado de trabalho para obter uma renda que lhes permita adquirir bens de consumo. O tom dado por esses jovens foi outro: eles aspiram a um mundo que defende as várias formas de vida em nosso planeta."
É uma questão de escolha e de responsabilidade. Fontes para informações e acesso a elas nós já temos, além das novidades que o mercado apresenta todos os dias, como o próprio Veond, que nos guia e nos ajuda a consumir de maneira mais consciente e inteligente. Nós temos o poder em nossas mãos. E essa consciência reflete na saúde dos seres humanos, animais e meio-ambiente.
A ética é a tendência
O veganismo e os produtos eco-friendly estão ganhando espaço nas prateleiras físicas e onlines por todo o mundo. Em países desenvolvidos a porcentagem dos consumidores de escolaridade mais alta já mostram o declínio no consumo de carne vermelha, por exemplo. Os produtos que não promovem testes em animais também estão sendo valorizados na escolha final do consumidor.
É muito interessante acompanhar esta tendência, assistindo à evolução do ser humano na hora de consumir tanto os produtos básicos para sobrevivência, quantos os produtos para entretenimento. E interessante notar que em ambos os casos, as novas cobranças estão sendo as mesmas: ética, responsabilidade, visão de integração com a natureza e desenvolvimento sustentável.
Artigo by Livre Para (parceiros de sustentabilidade Veond)