“A empresa de pesquisas de mercado Euromonitor publicou um relatório descrevendo as principais tendências de consumo esperadas para os próximos anos em todo o mundo. Uma das grandes tendências é a jornada ao consumo consciente. Com tantas opções para escolher, muitos dos consumidores estão passando por uma ressaca de materialismo. Eles querem “simplificar”, “desintoxicar” suas vidas.
O sucesso da consultora de organização japonesa Marie Kondo, autora do best-seller mundial “Tidying Up with Marie Kondo” e de sua série da Netflix sob o mesmo nome, é talvez um dos maiores sinais dessa tendência. Kondo aconselha as pessoas a guardarem apenas itens que “lhe tragam alegria”.
Nesse contexto, produtos posicionados como “minimalistas”, “artesanais” ou “de volta ao básico” se tornam os novos símbolos de status, a nova maneira de mostrar ao mundo quem você é: sofisticado, único e responsável. Basta pensar em produtos mais sustentáveis como as palhinhas reutilizáveis, ecobags, cosméticos naturais, restaurantes e supermercados oferecendo alimentos veganos e vegetarianos, frescos, orgânicos e de origem local.
A Euromonitor prevê que os consumidores usarão cada vez mais suas carteiras para protestar contra o uso excessivo de plástico. As embalagens plásticas de uso único são cada vez mais desaprovadas, assim como os talheres de plástico descartáveis e as microesferas de plástico em cosméticos. Atualmente, 63% das embalagens do mundo são feitas de plástico, o que mostra que as empresas precisarão tomar medidas significativas para manter seus clientes.
Consumidores Conscientes
Mas não são apenas os consumidores de plásticos que estão preocupados. Bem-vindo à idade do consumidor #desperto, quando as empresas são avaliadas pelo tratamento dos animais e condições de trabalho em toda a cadeia de fornecimento. Enquanto o estilo de vida vegano está em ascensão, o Euromonitor prevê que mesmo consumidores não-veganos adotem um comportamento mais favorável aos animais.
As grandes empresas começam a entender essas mudanças de comportamento de seus consumidores, que desejam consumir marcas que estejam alinhadas com a responsabilidade que temos com o nosso planeta.
E nós como consumidores, precisamos escolher com sabedoria os produtos e serviços que escolhemos, como por exemplo, a curadoria dos produtos e restaurantes aqui do Veond.
Consumir com consciência é sinal de inteligência."
by livrepara.com (parceiros Veond app)