Fogos de artifício e seu impacto negativo na saúde e na vida selvagem

Segundo Terrapass, “os fogos de artifício causam extensa poluição do ar num curto espaço de tempo, deixando partículas de metal, toxinas perigosas, produtos químicos nocivos e fumaça no ar por horas e dias. Algumas das toxinas nunca se decompõem ou se desintegram completamente, mas permanecem no ambiente, envenenando tudo com o qual entram em contacto. A exposição a partículas finas, como as encontradas na fumaça e na névoa, está ligada a implicações negativas à saúde, como tosse, falta de ar, ataques de asma e até ataques cardíacos, de acordo com a EPA. As pessoas com maior risco de problemas são aquelas com doença cardíaca ou pulmonar, idosos e crianças.

Numa exibição de fogos de artifício, as partículas que caem no chão (produtos químicos e pedaços físicos reais de resíduos) geralmente contêm produtos químicos e corantes propulsores, que chegam ao solo e aos nossos sistemas de água. Muitas das matérias-primas usadas para criar fogos de artifício são extraídas das montanhas, um processo destrutivo que corta florestas e destrói os habitats da vida selvagem. As sobras de rochas são descartadas em vales, bloqueando e poluindo as correntes.”

Todos os anos na véspera de Ano Novo, pessoas ao redor do mundo parecem ficar num frenesi pela exibição de fogos de artifício. Embora o impacto negativo dos fogos de artifício na saúde pública seja amplamente conhecido e frequentemente discutido, o potencial impacto negativo sobre a vida selvagem é raramente tido em consideração.

Sabia que os fogos de artifício da noite de Ano Novo causam um êxodo massivo de aves?

Os pássaros sobem a altitudes entre 500 e 800 metros acima da superfície do solo. Essas altitudes excedem em muito as alturas geralmente alcançadas pelas aves. Os pássaros que fogem para essas alturas incomuns permanecem ali por cerca de 45 minutos, e é provável que esses vôos lhes causem um gasto de energia e cansaço bastante dispendioso. É um “investimento” inesperado de energia que estes animais precisam de fazer, e que envolve também encontrar um pouso seguro a meio da noite.

Pesquisas mostram que, embora esses voos de fuga geralmente não sejam fatais, podem causar outros danos indirectos. Por exemplo, o sistema imunitário destes animais pode ser reduzido, o que pode aumentar o risco de contraírem doenças ou a incapacidade de lidar com condições climáticas adversas. Além disso, podem haver custos fisiológicos resultantes de uma resposta ao stress causado pelos fogos de artifício.

Numa altura em que tantas pessoas começam a falar de "resoluções para o ano ano", não deveríamos-nos perguntar qual o impacto das celebrações com fogos de artifício nos animais e o meio ambiente e adoptar uma posição mais consciente e determinada?

Existem muitas alternativas divertidas e ecológicas à utilização de fogos de artifício em celebrações como as da véspera de Ano Novo. Algumas excelentes opções podem ser: assistir a um concerto, fazer uma caminhada, observar as estrelas numa praia ou no cume de uma montanha ou simplesmente ficar em casa com a família e amigos e desfrutar de uma boa conversa e música.