Estes raviolis feitos com farinha de espelta são o prato perfeito para os amantes de comida Italiana. Com um cremoso recheio de caju e cogumelos são o acompanhamento perfeito para uns bifinhos de tofu.

Ingredientes
Faz 12 raviolis
  • 150 g de farinha de espelta integral (1 chávena + 2 colheres de sopa) + qb para polvilhar
  • 30 g de cajus crus (1/4 de chávena)
  • 120 mL de água (1/2 chávena) + qb para demolhar e cozer
  • 7 cogumelos marron ou Paris (150 g)
  • 1/4 de cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de chá + 1/3 colher de chá + 1/4 de colher de chá + 1 pitada de sal
  •  Pimenta qb (opcional)
  • 1/3 de colher de chá de alecrim desidratado
  • 2 colheres de chá de azeite
Instruções
  1. Colocar os cajus numa taça pequena e demolhá-los durante a noite, cobrindo com água. Em alternativa, demolhá-los durante 10 minutos, cobrindo com água a ferver.
  2. Entretanto, picar a cebola e os dentes de alho e cortar os cogumelos em cubinhos.
  3. Numa frigideira antiaderente de tamanho médio, em lume médio-alto, refogar a cebola com 1 colher de chá de azeite durante cerca de 2 minutos.
  4. Juntar o alho, diminuir para lume médio e refogar por mais 2 minutos.
  5. Acrescentar os cogumelos e 1/3 de colher de chá de sal. Mexer, aumentar para lume alto e saltear até perderem quase toda a água.
  6. Juntar o alecrim e a pimenta. Mexer e deixar cozinhar por mais 1 minuto, diminuindo para lume médio. Desligar, retirar a frigideira do lume e reservar.
  7. Depois, escorrer os cajus demolhados e colocá-los num copo apropriado para usar a varinha mágica.
  8. Acrescentar 50 mL (1/4 de chávena mal cheia) de água e 1 pitada de sal e triturar um pouco com a varinha mágica.
  9. Juntar metade dos cogumelos salteados e triturar até formar uma pasta cremosa de caju e cogumelos.
  10. Transferir uma boa parte da pasta para os restantes cogumelos salteados e envolver. Reservar a pasta que sobrar e reservar também os cogumelos salteados envolvidos na pasta, que serão usados como recheio dos raviolis.
  11. Numa taça média, colocar a farinha de espelta integral, 1/4 de colher de chá de sal e 70 mL (1/3 de chávena mal cheia) de água. Amassar tudo muito bem com a mão.
  12. Juntar 1 colher de chá de azeite e amassar mais um pouco.
  13. Encher um tacho de tamanho médio com bastante água e acrescentar 1 colher de chá de sal. Colocar em lume alto até ferver. Quando ferver, diminuir um pouco o lume, mas nunca desligar, já que os raviolis irão ser cozidos aqui mal estejam prontos. Se a quantidade de água diminuir bastante, acrescentar mais.
  14. Entretanto, polvilhar bem uma parte da bancada com farinha. Dividir a massa em quatro partes e colocar um dos pedaços na bancada. Deixar os outros na taça, cobrindo com um pano para não secarem.
  15. Polvilhar o pedaço de massa com farinha e esticá-lo muito bem com o rolo da massa até obter uma massa fina. Ir polvilhando com farinha sempre que necessário.
  16. Com um cortador redondo ou com um copo cujas bordas sejam finas, cortar 6 círculos de massa do tamanho pretendido para os raviolis (no caso de se utilizar um copo, pressionar com cuidado para não partir). Se necessário, voltar a esticar a massa.
  17. Com uma colher de chá, colocar um pouco do recheio de cogumelos envolvidos na pasta no centro do círculo de massa. Cobrir com outro círculo e fechar bem, com as mãos, garantindo que o ar é retirado e que não há nenhuma abertura. Depois, com um garfo, marcar os dentes do mesmo a toda a volta do ravioli. Repetir para os outros círculos, obtendo 3 raviolis.
  18. Colocar os raviolis no tacho com água a ferver durante 3 minutos.
  19. Retirar do tacho, escorrer bem a água e reservar.
  20. Repetir o processo para os restantes 3 pedaços de massa, obtendo um total de 12 raviolis.
  21. Saborear os raviolis desajeitados de cogumelos, caju e alecrim com a restante pasta cremosa de caju e cogumelos, salteá-los em azeite e alho, juntá-los a um molhinho de tomate ou comê-los simplesmente como estão :)