Esta é com certeza uma das receitas que mais pedidas no blog da Luisa do Sardinha Fora da Lata. Tem feito um sucesso imenso e por isso é sem duvida a receita perfeita para reunir toda a família à mesa em mais uma Segunda Sem Carne.
Lasanha vegana saborosa e saudável, feita com ingredientes fáceis de encontrar! Esta é provavelmente a melhor lasanha vegana, com muitos vegetais e carne de soja moída (para uma versão super rica em proteína) e com um cremoso molho bechamel caseiro (obviamente sem leite). Quem diria que uma lasanha poderia ser tão deliciosa?
tempo de preparação
tempo de confecção
tempo total
Ingredientes
Serve 4 pessoas
- Placas de lasanha
- 250 g de soja texturizada (Nacos)
- 1 L de polpa de tomate
- 150 g de cebola
- 100 g de cenoura
- 100 g de alho-francês
- 80 g de pimento vermelho
- 300 ml de vinho tinto
- 1 L de água
- 250 g de folha de espinafres
- 1 cabeça de alho
- Pimentão doce a gosto
- Cominhos a gosto
- Óregãos a gosto
- Alho em pó a gosto
- Pimenta preta a gosto
- Azeite a gosto
- Levedura de cerveja a gosto
- Pão ralado a gosto
- Água a gosto
Para 400 ml de molho "vechamel" aveludado e cremoso:
- 50 g de azeite virgem extra ou creme vegetal
- 50 g de farinha de trigo
- 350 ml de bebida vegetal de soja (se usarem de compra confirmem que não é açucarada)
- Sal a gosto
- Noz moscada a gosto
- Pimenta preta a gosto
Instruções
- Para a minha lasanha eu uso a soja em nacos e depois trituro porque para mim a granulada é demasiado desfeitas. Para iniciar este receita começa-se por marinar a soja no dia anterior. Num liquidificador coloca-se vinho tinto, pimento vermelho, cebola, alho fresco, fio de azeite ou pouco de sal, pimentão doce, cominhos e metade da água e tritura-se tudo. Coloca-se a soja numa taça e rega-se com a marinada. Reserva-se de um dia para o outro.
- No dia a seguir pica-se a soja no processador, reserva-se. Coloca-se uma frigideira ao lume com azeite, pica-se a cebola, o alho-francês, e a cenoura miudinho, pode ser no processador e deixa-se refogar. Assim que refogar acrescenta-se a soja já picada, envolve-se bem e deixa-se cozinhar por uns 10 minutos. De seguida acrescenta-se o molho de tomate e mais 500 ml de água, os temperos, envolve-se e deixa-se levantar fervura, desliga-se.
- Num tacho prepara-se o molho “Vechamel”: Coloca-se um tacho ao lume com a margarina ou o azeite e assim que esta derreter ou o azeite aquecer adiciona-se a farinha de uma vez e mexe-se até formar uma pasta. De seguida, baixa-se o lume e adiciona-se lentamente a bebida vegetal mexendo sempre com a ajuda de um fouet de forma a incorporar a bebida vegetal na pasta de margarina e farinha criando um creme cremoso e aveludado. Se preferirem um creme mais espesso basta adicionar menos bebida vegetal, se pelo contrário querem um creme mais fluído basta adicionar mais bebida vegetal.
- Depois de preparado o molho vechamel acrescenta-se parte do molho à soja e a outra reserva-se para cobertura. Numa travessa começa-se por pincelar o fundo com azeite e dispõe-se algumas placas, sem nunca sobrepor, recheio e uma camada de espinafres. Repetimos as camadas até ao cima da travessa. Finalizamos com uma camada de molho “Vechamel”, polvilhamos com oregãos, levedura de cerveja, pão ralado e um fio de azeite. Vai ao forno a 175ºC até ficar dourada.