Gratinado de tofu, espinafres, cogumelos, cenoura e alho francês. Deliciosa e cremosa, esta receita é uma forma excelente forma de comer um montão de espinafres e perfeita para servir a não vegetarianos desconfiados que acham que a comida vegetariana não tem sabor.
10min
tempo de preparação
30min
tempo de confecção
40min
tempo total
Ingredientes
Serve 2-3 pessoas
- 500 g de espinafres congelados
- 250 g de tofu fumado
- 200 ml de natas vegetais
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 1 alho francês pequeno
- 100 g de cogumelos frescos
- Outros (qb): azeite, sal, pimenta preta, molho de soja, gengibre em pó, alho em pó Sementes (sésamo, linhaça, girassol, abóbora...)
Instruções
- Desfazer o tofu e temperar com o molho de soja, o sal, a pimenta, o gengibre e o alho em pó. Reservar.
- Descongelar os espinafres no microondas, escorrê-los e reservar.
- Refogar a cebola em meias luas com o louro no azeite. Quando começar a ficar transparente, juntar o alho fatiado, a cenoura ralada e o alho francês em rodelas. 5 minutos depois, juntar os cogumelos, os espinafres e o tofu e levar ao lume até os cogumelos estarem cozinhados.
- Juntar as natas de soja e voltar a temperar, levando novamente ao lume por 2-3 min para envolver bem tudo.
- Colocar tudo num tabuleiro que possa ir ao forno, cobrir com as sementes e levar ao forno a 180º por 15 a 20 minutos (não deixem queimar as sementes).