Puré de batata doce e funcho com salteado de feijão catarino em cerveja Esta é uma receita fácil e rápida, porque não queremos ficar reféns da cozinha mas sim passar tempo com os nossos, e super saborosa. O segredo está no empratamento que deve ser cuidado para deleite dos restantes comensais.
tempo de preparação
tempo de confecção
tempo total
Ingredientes
Serve: 4 pessoas
Para o puré :
- 100 g de batata branca
- 300 g de batata doce
- 75 g de cebola roxa
- 50 g de aipo
- 75 g de azeite virgem extra
- Sal a gosto
- Alho em pó a gosto
- 150 g de bebida vegetal (usei soja)
- 50 g de margarina vegetal
- Noz moscada a gosto
Para o salteado :
- 350 g de feijão catarino fresco (ou outro que esteja disponível)
- 200 g de cebola roxa
- 100 g de alho francês
- 300 g de espinafres
- 150 g de pimento verde
- 100 g de cerveja
- Pimentão doce a gosto
- Alho em pó a gosto
- Sal a gosto
- 100 g de azeite virgem extra
- Rebentos de rabanetes (opcional)
Instruções
Faça o puré:
- Pré aquece-se o forno a 190º C.
- Descascam-se as batatas e cortam-se às rodelas, mais ou menos um dedo de espessura, e dispõem-se num tabuleiro com o aipo picado, a cebola fatiada, o azeite, sal e alho em pó a gosto.
- Mistura-se tudo e leva-se ao forno até as batatas apresentarem uma coloração dourada.
- Quando estiverem prontas retiram-se e reservam-se.
- Num tacho junta-se o leite e a margarina e deixa-se aquecer levemente, de seguida junta-se a mistura do forno, envolve-se e reduz-se a puré.
- Acrescenta-se a noz moscada ralada ou em pó, rectificam-se os temperos e reserva-se.
Faça o salteado :
- Coloca-se um tacho ao lume com água e coze-se o feijão até ficar mole. Uma vez que é fresco demora muito menos tempo. Assim que tiver cozido, retira-se, escorre-se e reserva-se.
- Rega-se o fundo de uma frigideira com azeite e de seguida acrescenta-se a cebola fatiada, o alho francês às rodelas finas e o pimento cortado em tiras também finas.
- Quando a cebola alourar coloca-se o pimentão doce, o sal e o alho em pó, envolve-se e junta-se o feijão.
- Deixa-se cozinhar tudo por uns 10 minutos em lume brando, de vez em quando, para evitar agarrar ao fundo, mexe-se.
- Passados os 10 minutos verte-se a cerveja e cozinha-se até o álcool evaporar e o liquido reduzir.
- Servir tudo com rebentos de rabanete (opcional)