Não ha receita que não se possa recriar sem a ajuda de cogumelos. Desta vez, a sugestão é da autora Gabriela Oliveira que nos trás uma deliciosa versão 100% vegetal da tradicional Caldeirada Portuguesa com cogumelos pleurotus, batata e pimentos. Um prato perfeito, muito saboroso e tão português. (Receita cedida para o ebook Veond Vegan é Para todos e retirada do livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa).
tempo de preparação
tempo de confecção
tempo total
Ingredientes
Serve 3 - 4 pessoas
- 300 g cogumelos pleurotus rosa (ou shiitake)
- 700 g de batata ou de inhame
- 2 cebolas
- ½ pimento vermelho
- ½ pimento amarelo
- 2 dentes de alho
- 2 tomates grandes maduros
- 2 folhas de louro
- ½ ramo de coentros
- 100 ml de vinho branco
- 2 cháv. de água
- 1 a 2 c. chá de pimentão-doce
- 1 c. café de açafrão-das-índias
- pimenta preta ou pimenta-de-caiena q. b.
- sal q.b.
- 2 c. sopa de algas marinhas (opcional)
- 100 g de folhas tenras de espinafre
- azeite q.b.
Instruções
- Corte os cogumelos em pedaços; corte a batata em fatias finas, o pimento em tirinhas e a cebola em rodelas; pique o alho e o tomate (sem pele).
- Numa caçarola com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho com o louro; junte o tomate e mexa até ficar macio. Adicione a batata, 2 raminhos de coentros, o pimento, a água a ferver e o vinho; tempere com o pimentão-doce, o açafrão, pimenta e sal; tape e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. A meio do tempo, junte os cogumelos e a alga em tirinhas (demolhe-a por 3 minutos).
- No final, junte as folhas de espinafre e os restantes coentros picados e regue com um fio de azeite. Sirva bem quente.