Já cozinhou um prato de inspiração Persa? Há uma primeira vez para tudo na vida. Esta receita é uma adaptação do prato tradicional persa – Chermoula - com uma fonte extra de proteína vegetal - lentilhas. Este prato é geralmente servido frio como parte de um mezze mas também pode ser consumido quente com arroz.


10min

prep time

20min

cook time

30min

total time


Ingredientes
  • Azeite
  • 2 beringelas cortadas em cubos de 2 cm
  • 1 cebola média fatiada
  • 3 dentes de alho amassados com sal
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 0,5 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 0,5 pimento vermelho cortada em tiras
  • 0,5 chávena de lentilhas vermelhas
  • 2 chávenas de cogumelos fatiados
  • 400 g de tomate picado
  • 3 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã
  • 2 colheres de chá de xarope de Acer (ou outro adoçante natural)
  • 2 colheres de sopa de endro fresco
  • Iogurte de soja natural sem açúcar, para servir
Instruções
  1. Aqueça uma quantidade generosa de azeite numa panela e refogue a beringela até dourar. Reserve quando estiver cozida.
  2. Coloque as cebolas e refogue até ficarem douradas - adicione o alho, o cominho, a canela e a páprica defumada - mexa - adicione as tiras de pimenta, as lentilhas, os cogumelos e os tomates picados. Aguarde até que tudo esteja cozido e adicione uma pitada de sal - cozinhe por mais 5 minutos. Em seguida, adicione o vinagre de maçã e o adoçante natural líquido.
  3. Aumente a temperatura e frite por alguns minutos. Mexa bem.
  4. Misture a beringela e cozinhe por 8 minutos em lume brando. De seguida, deixe a panela por alguns minutos enquanto as especiarias ficam mais apuradas.
  5. Sirva (quente ou frio) com um pouco de endro fresco e uma colher de iogurte.