Malandrinho e suculento como se quer, saboroso e fresco, graças aos coentros, este arroz de tempeh vai deliciar e encantar até os mais cépticos. A verdade é que é realmente possível adaptar qualquer prato da cozinha tradicional Portuguesa a versões alternativas vegetais - sempre cheias de sabor e nutricionalmente completas. Neste caso, o tempeh confere ao prato toda a proteína necessária, sendo ainda rico em hidratos de carbono, vitaminas A e C, ferro, magnésio, cálcio e zinco.
Ingredientes
Serve: 4 pessoas
- 250 gramas tempeh
- 2 cebolas grandes
- 5 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 molho de coentros
- 1 pimento
- 4 tomates maduros
- 1 malagueta pequena
- 3 c. de sopa polpa de tomate
- 1 chávena de arroz carolino
- 100 ml de vinho branco
- 1 colher de café de pimentão doce
- 1 colher de café de açafrão ou caril
- 2 c. chá sal
- pimenta branca ou caiena, qb
- Azeite qb
Instruções
- Corte o tempeh em cubos. Reserve.
- Num tacho largo refogue em azeite as cebolas, os alhos, o louro e metade dos coentros picados. Junte seguidamente o açafrão ou caril e o pimentão doce. Mexa bem.
- Quando a cebola estiver translúcida, junte ao refogado o pimento em tiras, o tomate em cubos e a malagueta picada, envolvendo bem os ingredientes.
- Acrescente a polpa de tomate, o tempeh e vá adicionando, aos poucos, o vinho ao refogado.
- Depois de lavado juntar o arroz e a água a ferver; ajuste os temperos e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 15 minutos. No final, retire o louro e junte mais um fio de azeite e os restantes coentros picados.
- Servir bem quente e com um bom copo de vinho branco e pão torrado.
Receita original de Flor Oliveira, Founder Veond app