Em tempo de quarentena, todos queremos ter alimentos até que a tempestade passe. Mas a ideia principal é termos mantimentos para nós sem prejudicar os outros. Chama-se a isto responsabilidade social. Termos um consumo responsável para uma gestão equilibrada durante o tempo de pandemia.
1 - Sermos solidários 💓
O vizinho precisa de algo que, por acaso, tens? Vamos partilhar.
Vais às compras? Que tal fazeres compras para outros, por exemplo, para alguém de um grupo de risco?
2 - Fazer compras sem sair de casa 🖱️
As compras online podem ser muito úteis. Se queres reduzir o risco de exposição, podes receber as compras no exterior da casa.
3 - Não é necessário comprar quantidades absurdas de comida 🙄
Costumavas ir ao supermercado de 2 em 2 dias? Que tal passares a ir de 2 em 2 semanas? Assim, não é necessário ter mantimentos para 6 meses. Os supermercados não vão fechar, poderão estar abertos em horário reduzido e controlar o número de clientes.
4 - Evitar fazer uma lista de compras🤐
Poderemos encontrar produtos esgotados ou em pouca quantidade. Não há pão? Compra farinha e faz pão em casa! Será também uma excelente forma de entreter as crianças. Não há a marca que costumas usar? Experimenta outra. Não há esparguete? Leva espirais! Há pouca massa? Leva mais arroz. A variedade combate a escassez!
5 - Verificar os alimentos que tens em casa ⚖️
Lembras-te daquele produto que compraste há 2 semanas para experimentar quando tivesses tempo? É agora!
6 - Comprar de forma consciente 🧐
- congelados
Comprar legumes, fruta, pão, etc. congelados pode ser uma boa opção. Outra alternativa é comprar fresco e congelar em casa (em sacos reutilizáveis claro).
- enlatados
São a escolha óbvia pois têm um elevado prazo de validade. Contudo, devemos ter sempre atenção que alguns enlatados são conservados em óleo e têm um elevado teor de sal.
- cereais e leguminosas secas
Arroz, massa, feijão, grão, lentilhas são exemplos de produtos não perecíveis. Nunca tens tempo para demolhar e cozer o feijão? Agora tens! Nunca tiveste paciência para fazer papas de aveia ? Chegou o momento.
- frutos secos
São ricos em calorias, em gorduras saudáveis e saciantes. Escolher ao natural e não as versões ricas em sal, açúcar ou gordura. Que tal torrar em casa?
- chocolate
Quem está em quarentena sem ele? 🤯
- "leite", queijo, iogurte
Há várias marcas de leite vegetal com opção de longa validade. São versáteis e perfeitos para ter na despensa
- não comprar snacks
Não é necessário comprar batatas fritas de pacote ou bolachas carregadas de açúcar e gordura. Que tal fazer batatas fritas e bolachas caseiras?
- não comprar refeições pré-cozinhadas
A maior parte destas refeições tem uma composição nutricional pouco equilibrada e apenas poderiam fazer sentido se estivéssemos em passo de corrida Que tal experimentar receitas complicadas para as quais nunca tínhamos tempo? Envolver as crianças nesta actividade poderá ser educativo e divertido!
Boas compras! (Leva o teu saco)
Faz por Ti. Faz por todos.
Artigo desenvolvido pela Nutricionista Sara Lopes de Sousa Nutricionista · 0811N https://nutrium.io/p/fazportifazpelaterra