Em 24 de abril de 2013, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh, entrou em colapso. 1.138 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas, tornando-se o quarto maior desastre industrial da história. Foi a partir deste acontecimento trágico que nasceu a Fashion Revolution e um maior despertar para os impactos da indústria da moda. Haviam cinco fábricas de roupas em Rana Plaza, todas fabricando roupas para o mercado ocidental. As vítimas eram em sua maioria mulheres jovens. 1.138 é um número muito alto de vidas perdidas em um prédio. Desde então, pessoas de todo o mundo se uniram para usar o poder da moda para mudar o mundo. Revolução da moda é agora um movimento global e inspirador.

Muitas vezes a moda não é apenas glamour e lantejoulas. Os padrões de consumo rápido que nossa sociedade está acostumada a alimentar têm resultado em uma cadeia insustentável. Nossa demanda por mais e mais bens alimenta níveis de produção sem precedentes em uma cadeia de valor fragmentada. O processo não é transparente na maioria dos casos e não temos acesso à imagem completa.

Tempo para MUDANÇA! 

O conceito de sustentabilidade aplicado à moda propõe uma produção mais humanizada. Ou seja, é fundamental remunerar os funcionários de forma justa e desenvolver peças que favoreçam o uso duradouro. A revolução na indústria está aqui para conscientizar as pessoas envolvidas na cadeia de valor da produção, onde todas as ações tem uma consequência e você pode realmente impactar compartilhando suas histórias, refletindo sobre os seus hábitos e realmente se informar sobre a procedência dos produtos que você consome.

Algumas dicas para fazeres parte da Revolução na Moda no seu dia a dia:

  • Opte por peças e materiais feitos de materiais ecológicos.
  • Pesquise sobre as marcas, seus posicionamentos e informações de produção, distribuição, etc.
  • Planeje tuas compras, não seja um acumulador! Consuma com responsabilidade;
  • Escolha marcas locais, teu apoio faz a diferença;
  • Participe de mercados de trocas e visite mercados de segunda mão -  descubra novos lados de sua personalidade com peças vintage;
  • Diga "não" às peças com micro fibras de plástico - estes materiais ainda não são corretamente filtrados e acabam nos nossos mares e rios.

"Sabemos que vivemos num revivalismo estético e num conflito ético, vivemos numa era em que a lógica de consumo não apenas tem uma direção, mas várias. Então, o que melhor fazer com esta estética múltipla senão tentar integrá-la numa nova ética?" Vogue Portugal.

É possível amar a moda e ao mesmo tempo buscar o consumo consciente. É uma jornada de aprendizados, modificações e inspirações. Mas podemos caminhar todos juntos nesta tendência!

by Livre Para (parceiros sustentabilidade Veond)