A Origem, uma marca de óculos de sol em bambu, foi fundada em 2017 por três jovens portugueses e conta já com um universo de mais de 1000 clientes, 18 lojas revendedoras, inúmeras participações em eventos de lifestyle e ecologia, bem como representação oficial da marca em Angola. A propósito da apresentação desta marca na Veond estivemos à conversa com um dos seus fundadores para entendermos um pouco mais sobre a missão desta marca e sobre a sua visão de um mundo sem plástico.

Fiquem a conhecê-los...

Como surgiu a Origem Brand?

A ORIGEM foi fundada em 2017 com um único objetivo: encontrar uma alternativa sustentável e viável para substituir o plástico na indústria da moda.

Porquê óculos de sol de bambu?

O bambu está no centro do que concebemos como uma nova ordem da moda. É a planta que mais cresce no mundo - ao contrário de outros tipos de madeira -, o que a torna uma solução sustentável e renovável em escala. Além disso, é um material muito versátil que pode ser utilizado em uma ampla variedade de produtos: assim como o plástico. Por esse motivo, acreditamos que o bambu pode realmente ser o material para um futuro mais verde e estamos apenas no começo…

Óculos de sol foi nosso primeiro projecto por 2 razões principais:

  1. Achamos que é o acessório perfeito para introduzir o bambu na rotina diária das pessoas. Mais do que isso, por ser um acessório tão visível, os óculos de sol são um recorrente fashion statement e dizem muito sobre quem somos como consumidores. Queríamos começar com um produto que servisse como ponto de partida e óculos de sol definitivamente são a melhor opção.
  2. Ao pensar grande e ir atrás de uma indústria tão estabelecida, também procurávamos desafiar as preferências das pessoas por marcas que "sempre estiveram lá". A indústria de óculos é uma das mais bem estabelecidas, com grandes marcas que dominam completamente o mercado. Muito mais do que em outras áreas da moda - e principalmente porque os óculos de sol cuidam dos seus olhos - as pessoas associam qualidade com preço e reconhecimento de marca muito mais do que qualquer outra característica. Por sua vez, as grandes marcas usam isso para cobrar do consumidor valores muito elevados por óculos de sol de plástico cuja produção custa uma fração do nosso. Por isso, indo atrás de muitos desses mitos e oferecendo uma alternativa de altíssima qualidade, competitiva e sustentável aos óculos de sol normais, esperamos mudar a perspectiva das pessoas e incentivar uma avaliação mais crítica das marcas que compramos.

Falem-nos sobre a vossa missão?

Aqui na ORIGEM acreditamos no poder da ação individual para uma mudança estrutural global. E todos os dias trabalhamos para dar vida a essa realidade. Os nossos óculos de sol são um excelente exemplo disso, pois com cada par está não só a evitar o uso de plástico que tanto tem prejudicado os oceanos e o planeta, mas também está a apoiar um futuro mais justo e sustentável. Para além disso, estará a plantar 5 árvores para cada par adquirido e ainda tem o seu nome ao lado de uma delas para ver e tocar.

É assim que queremos que a marca seja reconhecida: uma comunidade com ideias semelhantes que acreditam num futuro onde as alternativas não-plásticas são a norma e não a excepção.

Pensam em criar novas linhas e outros produtos?

Estamos sempre a pensar em novos produtos de bambu sustentáveis ​​para adicionar ao nosso portefólio. E mesmo que não sejam nossos produtos temos sempre vontade de partilhar soluções alternativas com a nossa comunidade. No entanto, neste momento, acreditamos que o nosso maior impacto é estarmos focados em ser os melhores no fornecimento de soluções de alta qualidade que possam desestabilizar a indústria de óculos e promover uma mudança estrutural.